quinta-feira, 27 de junho de 2013

A vida, a viagem, as malas......o que levar e o que deixar?!?!




Caríssimos leitores, enfim, voltei...creio que desta vez seja pra valer!rs

Ainda a pouco, estava pensando em escrever algo; algo diferente do que já fora escrito até agora aqui no meu blog. Por isso, pensei em trazer uma reflexão "antiga" que eu já havia feito tempos atrás.
Comparar a vida com uma viagem e, ainda mais, com as malas que fazemos ao viajar!
Pode parecer estranho e complexo ou simples e banal, mas para mim tem muito significado tal comparação. não sou de escrever difícil muito menos sou poeta, apenas sou sincero nas palavras e creio que elas trazem nossos sentimentos à vida escrita, registrada!

Com essa correria de todas as férias, precisamos fazer as malas para passar dias com os familiares e amigos. Estive pensando em algo muito concreto: nossos caminhos e nossas opções e aquilo que temos de "bagagem" que nos seja um suporte para a vida no dia a dia!
Quando fazemos malas pensamos: "Levo isso ou levo aquilo"?; "Será que lá tem isso"?; "Deixo Isto" etc e quando você vai ver já tem muitas coisas desnecessárias dentro da mala! Ao chegar no aeroporto você se depara com a seguinte situação: "Senhor, suas malas excederam o peso"! Você paga o excesso ou deixa algo; a escolha é sua! Chegando no seu destino você abre a mala e vai lembrando, aos poucos, daquilo que você escolheu levar; são tantas coisas que você já nem lembra mais! Você "usa" aquelas coisas e quando chega  ao final de seu "tempo de folga", ainda corres o risco de não ter usado tudo, de ter que deixar algo para caber outras coisas e até mesmo de levar de volta o que trouxe com um pouco mais de coisas!
É assim com nossa vida! Nossas experiências, sejam elas negativas ou positivas, nos levam a ser o que somos no presente! Cada escolha que você faz e a consequência que vem com ela te ensina algo novo que, às vezes, pode parecer "coisa velha", mas é um novo ensinamento para tua vivência!
Escolher o que "colocar na mala" é estar seguro de teus caminhos e de tuas opções! Ninguém escolhe um caminho que não deseja; nossa opção pelo bem ou pelo mal, é NOSSA! Você escolhe por onde ir e deves saber que as consequências que virão, serão fruto de tua decisão! Ninguém viaja "de malas vazias"! Por mais que sentes que tua vida não tem sentido ou que você "já era", saiba que sua "carga" é o que te fez ser o que é! Não se esqueça disso!
"Deixar coisas" é despojar-se daquilo que não tem servido mais para você! É o contrário do ser apegado demais! Precisamos escolher, todos os dias, o que fazer, a quem ouvir, o que sentir e o que deixar de lado; é a rotina da vida, o curso normal!
Pode ser que no curso da viagem, você é chamado a descer e a carregar com sua própria força sua mala e aquilo que trazes consigo! E aí?!?! Será que você será capaz? A resposta será positiva somente se você, como já lembrou um amigo meu, estiver "com sua história nas mãos"; ter posse de sua história é saber responder os apelos do cotidiano, da vida e entender o porque de muitas coisas! Ser "dono de si" é ser consciente do que você foi e será, sem perder o que é, no presente, no agora da vida que, daqui uns segundos, já é passado e abre uma nova possibilidade, um novo recomeço!

2 comentários:

  1. Talvez a maior habilidade do bom catequizador seja transmitir as verdades eternas de forma simples, usando parábolas da vida cotidiana. Você conhece alguém muito famoso que fazia isso?

    ResponderExcluir
  2. Salve a voz de Roma!rsrs
    É isso aí Rafa! Me sinto bem escrevendo e falando simples. Não sou dos muitos e "poderosos" argumentos!
    Obrigado por prestigiar meu blog......prestigiarei com mais frequencia o seu também!!!

    ResponderExcluir