domingo, 1 de abril de 2012

Domingo de Ramos e da Paixão


Caríssimos irmãos e irmãs na fé em Cristo! Paz do Coração de Jesus a vocês!

"Saudemos com hosanas o Filho de Davi! Bendito que nos vem em nome do Senhor! Jesus, rei de Israel, hosana nas alturas".
 (Antífona de entrada da Celebração de Domingo de Ramos - Missal Romano)

Hoje, com muita alegria e festividade, a Santa Igreja celebra o domingo de Ramos e da Paixão, onde Cristo, o Messias salvador é acolhido por muitos em Jerusalém. Acolhida repleta de paradigmas, pois, alguns o acolhem livremente e, ao mesmo tempo, outros se preparam para "atacá-lo" e planejam como pegá-lo e condená-lo.
A atitude do Cristo é simples e, como sempre, humilde que mostra serviço e obediência. Antigamente o sinal de poder era a entrada triunfal de algum imperador ou líder montado em um grande e poderoso cavalo. O Cristo, porém, decidiu-se por um jumento, animal utilizado para serviço e que também carregava os mais desprovidos de bens e prestígios. Esta foi a escolha do Senhor; escolha pelo serviço e doação. Ele muito bem podia ter escolhido um grande cavalo e usar do poder que, de fato, ele tinha. Mas não, optou pela simplicidade!
Grande gesto que me chama a atenção, é o do povo de Jerusalém. Conta-nos o Santo Evangelho que "muitos estenderam seus mantos pelo caminho, outros espalharam ramos que haviam apanhado pelos campos. [...] gritavam 'Hosana ao Filho de Davi'" (Cf. Mc. 11, 8-9). Aquelas pessoas nada tinham, mas tamanha era a alegria por acolher em sua terra o Messias salvador, apanharam logo o que pelo caminho viam, se alegravam e com isso que tinha - os ramos, aclamavam entre gritos e cantos "Hosana ao Filho de Davi"! Estender o manto significa doar-se, entregar-se totalmente por uma causa, ou seja, a atitude daqueles que seus mantos estenderam foi de "preparar a passagem do Senhor", recebê-lo em, além de em sua cidade, mas também em suas vidas.
Queridos amigos e irmãos na fé, que nossa atitude seja de acolhida ao Cristo. Que nossa Semana Santa seja, de fato, uma Santa semana. Revivamos os passos do Senhor e nosso Deus Salvador que por nós se entregou na cruz, abraçando livremente a Paixão para dar-nos a vida nova e plena. Celebrar a Semana Santa não é "viajar para aproveitar o feriado", mas sim participar da vida litúrgica da nossa Igreja. Semana Santa acontece uma vez por ano, feriados temos sempre em nosso ano civil!
Minha prece a Deus é que muitos sintam-se chamados à vocação que receberam, seja ela qual for, nesta Semana Santa, assim como a minha foi se despertando ao longo de toda a minha infância e, com tudo isso, hoje sou seminarista e almejo a vida religiosa e o sacerdócio.
Rezo por todas as comunidades que fazem suas celebrações, para que, com dignidade e reverência, celebrem a vitória do Senhor sobre a morte.
Fazendo menção à Campanha da Fraternidade deste ano, a qual trás o tema da saúde pública, que nós, assim como fizeram as pessoas com o Cristo, tenhamos fé e coragem de tocá-lo para sermos curados e que Ele toque os corações de todas as pessoas encarregadas de tal missão - cuidar de nossos enfermos, afim de que sejam sempre iluminados e conduzidos pelo bem maior: Fazer o amor de Deus acontecer plenamente em nossos dias!

Um comentário:

  1. Bem mais perto já se pode ver
    A esperança chegando
    Sem as honras de um rei
    Sem carruagem, sem o brilho do ouro
    O seu reino não pertence a aqui
    Mesmo assim vêm a ele ouvir
    E lhe rendem louvor
    Com mantos e com palmas vêm
    Coroado ele vem! adorado ele vem!
    A ele a honra e a glória, toda a realeza
    Cristo salvador chegando está
    Coroado ele vem! adorado ele vem!
    Já não se calam e proclamam sem cessar

    ResponderExcluir